As fichas de avaliação/Correção das fichas de avaliação...

    Nesta página, pretende-se que sejam integradas, todas as fichas de avaliação e a sua respetiva correção. 

    Estas serão sempre acrescentadas, ao longo do ano, neste site sempre que possível, todavia não deverão constar nestas o estabelecimento de ensino no qual estas foram realizadas, tal como, o professor responsável por estas, por motivos de confidencialidade e questões de respeito. 

    Caso exista algum problema, e as fichas e as suas correções não sejam integradas no site atempadamente, será lançado um aviso no site a reportar da presente situação. 

1ª Ficha de Avaliação de Geografia C

Os ficheiros que se seguem correspondem a primeira ficha de avaliação, da disciplina de Geografia C, do 12º ano e do ano letivo de 2013/2014. Nesta ficha, como foi dito, não constarão o nome do estabelecimento de ensino e o nome do professor que construiu a prova, pelos motivos que já foram citados num anterior "post".      Como também foi dito, a respetiva tentativa de correção se seguirá ao lançamento deste "post". 

 

 

 

Correção da 1ª Ficha de Avaliação de Geografia C

    O seguinte "post" corresponde a correção da 1ª ficha de avaliação de Geografia C, correspondente ao ano letivo de 2013/2014. 

I

1.

1.1 -                                                                                                                                                                                                                                                                                       

2.

2.1 - É denominada "Guerra Fria", o clima de tensão global, que se gerou em torno das duas ex-superpotências, precisamente os EUA e a URSS, e os seus aliados.

    Esta ocorreu no pós-segunda guerra, começando por germinar entre o período de 1945-1947, e caraterizou-se como fria, não só pelo clima de tensão e competição no qual ambas as antigas superpotências entraram, mas também porque nesta "guerra" não ocorreu nenhum conflito armado entre os dois países, (com exceções da sua entrada em conflitos entre os seus aliados, em certas plataformas continentais, por exemplo, no conflito que se deu na Coreia, entre a parte norte e a parte sul), de forma direta.

    Ficou pautada pelo antagonismo dos dois blocos, nomeadamente capitalista e comunista, a divisão da Alemanha em duas (RFA E RDA), a questão da conquista do espaço e a questão do "nuclear", das questões mais importantes pois ambos os países apesar de possuírem armamento químico nunca recorreram ao conflito armado. 

2.2 - A destruição do muro de Berlim foi uma consequência das reformas económicas de Gorbatchev, precisamente o Glasnost e o Perestroika. 

    O Perestroika, considerada a principal reforma que causou a ruína do Bloco de Leste, pretendia instalar a iniciativa privada, o que se revelou ruinoso para a URSS. Consequentemente, o muro foi derrubado, e com o derrube do muro a Cortina de Ferro que antes tinha separado o Bloco de Leste do Bloco Capitalista, desvaneceu-se favorecendo a entrada do capitalismo no Oriente da Europa e terminando com a bipolarização no mundo, que deu lugar mais tarde a uma multipolarização. 

    O muro de Berlim, foi para além de um elemento físico, visto que este muro realmente dividiu a Alemanha em termos físicos, foi também um elemento simbólico, fruto do período da Guerra Fria. 

2.3 - A expressão "equilíbrio do terror", é usada para caraterizar a antiga ordem mundial.

    Esta expressão surge no contexto da Guerra Fria, na qual ambas as superpontências possuindo poderio nuclear, usavam da propaganda e dos testes praticados ao material com grande potencial bélico, de forma a enviar mensagens "indiretas" ao bloco inimigo, exibindo a capacidade bélica que possuiam.

    Apesar de toda a propagando e exibição, esta não passou da ameaça e acabou por contribuir para uma coexistência pacífica entre os dois blocos, e um equilíbrio marcado pelo terror do poderio nuclear. 

2.4 - São dois conflitos que tiveram lugar entre os aliados das superpotências, a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietname.

    A Guerra das Coreias, foi um conflito, que se deu nos de 1950 até 1953, entre a Coreia do Norte, aliada do Bloco de Leste, e a Coreia do Sul, aliada do Bloco Capitalista. Esta guerra deveu-se a divergência de políticas que existiam entre a parte norte da Coreia e a parte sul, dado que esta antes era uma só. 

    O conflito resultou na divisão da Coreia, em duas partes: Coreia do Norte e Coreia do Sul. 

    A Guerra do Vietname, foi outro conflito, que entre os anos de 1955 e 1975, entre o Vietname do Norte, aliado da URSS e o Vietname do Sul, aliado dos EUA. O conflito veio na sequência do clima de tensão entre os dois lados, norte e sul, do Vietname novamente pela sua divergência ideológica e política. Com isto sucedeu-se a invasão do Vietname do norte ao lado sul, apoiado fortemente pela URSS. Os EUA entraram no conflito, mas devido aos prejuízos e a derrota que era eminente, este acaba por sair do conflito mais tarde, provocando a vitória quase certa do Vietname do norte.

    Com o fim da guerra, deu-se a reunificação do Vietname.  

3.1 - O movimento dos MPNA, isto é, Movimento dos Países Não-Alinhados, englobou na sua maioria ex-colónias, outrora pertencentes a países do Bloco Capitalista. 

    Este países iniciaram um movimento no qual reinvidicavam a sua autonomia, em relação aos dois blocos, Capitalista e Comunista, não querendo tomar partido nestes e não querendo ser dominados pela sua ideologia. Apesar da existência de alguns casos de sucesso destes países, estes países falharam ainda em conseguir a sua total autonomia económica, visto que continuaram a depender economicamente de outros países, ainda que com uma autonomia superior. 

4.

4.1 - É um factor que contribuiu para a afirmação do Japão a intervenção do Estado, neste caso, Japonês na economia, sendo um exemplo da sua intervenção o investimento tecnológico que realizou no país. 

4.2 O Tratado de Roma foi um tratado que teve um papel de grande relevo para a afirmação da Europa no mundo.

    O Tratado de Roma instituiu a Comunidade Económica Europeia, predecessora da atual União Europeia. Este (o tratado) é o tratado que constitui uma união aduaneira entre os países, seis no início, e um mercado comum "gigante".

4.3 - É uma caraterística comum as duas potências a ajuda económica norte-america, a Europa com o Plano Marshall e ao Japão com o Plano Dodge. 

2ª Ficha de Avaliação de Geografia C

  Como foi anunciado no "Comunicado", o "post" presente na primeira página deste site, aqui segue-se novamente em imagens,  a 2ª ficha de avaliação de Geografia C. Como também foi dito, a respetiva correção da ficha não se seguirá tão cedo neste site, mas serão feitos esforços para colocar a mesma, mesmo que mais tarde. 
 
 
 
 

3ª Ficha de Avaliação de Geografia C

    Segue-se no seguinte post a 3ª ficha de avaliação realizada no âmbito da disciplina de Geografia C.
Como costuma acontecer, também se seguirá a correção da mesma, num próximo post, que será colocado online logo que possível. 
    Em relação a correção da 2ª ficha de avaliação, para os seguidores deste site que já não se lembram e novos visitantes que não acompanharam a questão relativa a mesma, esta ainda não se encontra pronta para ser colocada neste site. Contudo, continuam a ser feitos esforços para que esta seja incluída, e caso isto não venha a ser possível, será lançado um post a notificar sobre o sucedido. 
    Novamente sobre a 3ª ficha de avaliação é de salientar que esta se encontra com alguns traços no enunciado de teste, que se encontram na mesma pelo facto das respostas terem sido realizadas numa folha de prova (ou folha de teste), tendo o professor da disciplina rasurado os espaços em branco. Também o nome do estabelicimento de ensino e o nome do professor da disciplina encontram-se censurados, por razões de respeito e segurança.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Correção da 3ª Ficha de Avaliação de Geografia C

Como foi referido no post anterior, neste post seguir-se-á toda a correção relativa a 3ª ficha de avaliação da displina de Geografia C. 
 
II
 
1.
1.1 - O fundamentalismo prende-se com o seguimento de práticas ou doutrinas, de cariz ideológico extremista, nas quais não existe uma lógica ou fundamentos coerentes.
    O fundamentalismo, apesar de acompanhar a "(...) História da Humanidade desde a Grécia e a Roma anmtigas até aos nossos dias (...)", pode-se afirmar que se têm verificado "(...) algumas alterações (...)", uma vez que este não se encontra apenas consignado ao âmbito religiosos, mas também a outros, tais como, o âmbito político, futebolístico, económico, ambiental, etc, e por isso é que no texto são afimadas as alterações em "alvos preferenciais", "motivações" e "métodos".
 
1.2 - O nacionalismo e o fundamentalismo possuem algumas semelhanças mas permanecem como conceitos diferentes.
    Em primeiro lugar, o nacionalismo pode possuir uma conotação positiva, quando se encontra associado à um sentimento patriótico, exarcebado por vezes, por uma determinada nação, país ou cultura. Porém, pode também possuir uma conotação negativa, quando este adquire traços extremistas, como por exemplo, atitudes racistas, xenófobas, intolerantes, etc.
    Por outro lado, o conceito de fundamentalismo possui sempre uma conotação negativa, pois como já foi referido anteriormente, este encontra-se sempre associado a atitudes extremistas, que sejam ou não focadas, por exemplo, no campo religioso, não têm fundamentos coerentes (logo, não são lógicos).
 
2.
2.1 - O conflito também tratado por mim no tema "Conflitos Regionais", foi o conflito checheno-russo.
 
2.2 - A área geográfica, na qual se realiza o fonclito checheno-russo, é na região do Cáucaso.
    Por um lado, encontra-se numa parte a Rússia, país europeu, que faz fronteira com muitos países na região do Cáucaso, sendo um destes a Chechénia.
    Por outro lado, encontra-se a Chechénia dentro da região do Caúcaso, especificamente localizada nas montanhas do norte do Cáucaso, fazendo fronteira com alguns países entre estes a Rússia.
 
 
2.3 - 
 
2.4 - Datas/acontecimentos relevantes - 1996 --> 1ª Guerra da Chechénia;
                                                              - 1998 --> Final da 1ª Guerra;
                                                              - 1999 --> 2ª Guerra da Chechénia;
                                                              - 2000 --> Tratado de paz;
                                                              - 2003 --> Criação da República Separatista da Chechénia;
                                                              - 2004 --> Ataque à escola de Beslan, na Ossétia do Norte;
                                                              - 2010 --> Atentado suicida na Rússia (marcou o fim do período de acalmia entre a Rússia e a Chechénia, que já durava a 2 anos).
 
Causas - Aspetos históricos --> Encontram-se associados às duas guerras da Chechénia e aos vários atentados protagonizados por ambas as partes;
             - Aspetos económicos --> Encontram-se associados às grandes reservas de petroléo no Cáucaso e à passagem de importantes oleodutos no território checheno;
             - Aspetos políticos --> Encontram-se associados a questão da independência total da Chechénia para além de outras questões de teor religioso. 
 
Consequências --> Vários atentados suicidas, realizados especialmente por parte dos rebeldes chechenos;
                          --> Um clima de grande instabilidade política e económica na região caucasiana e na Rússia;
                          --> Elevado número de migrações forçadas (refugiados), devido aos ataques e conflitos constantes, sobretudo por parte da população chechena. 
 
Países envolvidos --> Chechénia;
                              --> Rússia. 
III
 
1 - Efetivamente, consoante a qualificação do migrante, diferente é o tipo de migração que é realizado no âmbito da qualificação.
    Consoante o seu grau de habilitações o migrante pode realizar os seguintes tipos de migrações:
  • Migração altamente qualificada;
  • Migração com exercício de funções aquém das habilitações (possuídas);
  • Migração para adquirir habilitações;
  • Migração não-qualificada. 
    Na primeira o migrante possui um elevado grau de instrução, e consequentemente, tem habilitações para execer funções que correspondem as mesmas que adquiriu. Normalmente, este tipo de migrantes encontram-se em países como os EUA, o Canadá, a Austrália, etc.
    Na segunda, o migrante em causa pode possuir qualificações muito altas, contudo acaba por desempenhar funções que não estão à altura das suas habilitações. Exemplo deste tipo de migrante autalmente, são as pessoas pertencentes aos países de Leste, que em vários casos para além de exercerem funções aquém do seu nível de instrução sujeitam-se ainda a condições precárias.
    Na terceira, o migrante como não possui uma qualificação muito alta, e por isso tem a necessidade de emigrar para um outro país no qual possa adquirir um maior nível de instrução, que por conseguinte o deixará habilitado a exercer funções nas quais é necessário um número de habilitações maior. Este tipo de migrante constuma ser típico de países pouco desenvolvidos.
    Na quarta e última, o migrante possui qualificações muito baixas ou não possui qualificações de todo. Este exerce as suas funções sobretudo em países em desenvolvimento, sendo que estas (funções) garantem apenas a sua sobrevivência e uma baixa qualidade de vida, constituindo o migrante, na maioria dos casos, mão-de-obra ilegal.  
 
2 - A migração póstuma é um tipo de migração realizada por migrantes já falecidos. Esta consiste meramente na transladação dos restos mortais, para a terra natal do migrante. (Por exemplo, se a pessoa A faleceu na terra B e deixou por escrito num documento legal a indicação que depois da sua morte, quer que seja realizada a transladação dos seus restos mortais para a sua terra natal (terra C), esta tem que ser realizada. NOTA: Podia ser dado outro exemplo, desde que este permitisse o esclarecimento total da questão). 
    A migração "astronauta", é um tipo de migração na qual o migrante já tendo realizado um movimento migratório, neste caso, a emigração, regressa ao seu país de origem para trabalhar normalmente durante um período de seis meses, regressando ao local onde está a residir, normalmente também com a sua família. (Por exemplo, a família D emigra para a terra E. Após um determinado período de tempo, um membro da família D regressa ao país de origem, ou seja, a terra F para trabalhar e garantir deste modo o sustento da família. O membro da família D, passado um período de seis meses regressa para junto da sua família por um período de três semanas, ou seja, este retornou a terra E por um período provisório. Deste modo, o membro da família D estará sempre a viajar constantemente entre a terra E, onde está a sua família, e a terra F, onde está o seu local de trabalho e é a terra de origem de toda a família D. NOTA: Podia ser dado outro exemplo, desde que este permitisse o esclarecimento total da questão). 
 
3.
3.1 - São três fatores contribuíram para o aumento generalizado do turismo:
  • O desenvolvimento dos meios de trnasporte aliado aos baixos custos das companhias aéreas "low cost";
  • A difusão crescente das sociedades e dos modos de vida dos outros países e continentes;
  • Os elevados investimentos dos países, em geral, no setor do turismo (visto que é um setor que está em evidente crescimento), com o objetivo de atrair mais turistas para os seus respetivos países. 
3.2 - A promoção do turismo sustentável pode ser benéfica para o desenvolvimento das regiões , porque este tipo de turismo apresenta-se como sendo mais responsável, e de certo modo "amigo" do ambiente. Este tipo de turismo que surgiu como alternativa ao turismo de massas, promove a realização de atividades e projetos que não se revelam prejudiciais ao meio ambiente garantindo a melhoria das condições de vida da população, e não só, que habita nas regiões, como também das gerações vindouras, pela preservação do meio ambiente, e também pelo fluxo monetário que entra nas mesmas regiões, beneficiando os habitantes e promovendo as regiões mais turísticas. Deste modo, o turismo sustentável surge como uma melhor alternativa ao turismo de massas, permitindo condições idênticas ou até melhores das que eram oferecidas pelo anterior, obtidas por uma conjugação da preservação e prevenção do meio natural com a atividade económica. 
 
4.
4.1 - (Resposta livre. Nesta era importante, em passagens breves, o que é o comércio justo e alguns dos seus fundamentos, acrescentando a resposta uma reflexão crítica sobre a sua ação na redução de pobreza dos produtores do "Sul"). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Correção da 2ª ficha de avaliação de Geografia C cancelada

    Como foi publicado neste site, inicialmente existiram alguns problemas na colocação da correção da 2ªa ficha de avaliação de Geografia C do corrente ano letivo (2013/2014), sendo que não foram possíveis de resolver alguns dos mesmos problemas. De forma a evitar que todos aqueles que fazem uso da informação disponível no site, para motivos de estudo, trabalho ou outras, façam uso de informação que possui erros ou não é verídica, foi tomada a decisão de cancelar a colocação da correção da 2ª ficha de avaliação neste site. 
    Como administrador deste site, tentarei evitar que este tipo de situações se repitam com o intuito de poder proporcionar a todos os que visitam e visitarem este site, a melhor experiência de leitura, com conteúdos corretos e organizados. 
 

4ª Ficha de Avaliação de Geografia C

Segue-se no seguinte post a 4ª ficha de avaliação realizada no âmbito da disciplina de Geografia C.
Como costuma acontecer, também se seguirá a correção da mesma, num próximo post, que será publicado logo que possível. 
    Novamente a semelhança do que tem vindo a acontecer, também esta ficha possui o nome do estabelicimento de ensino e o nome do professor da disciplina encontram-se censurados, por razões de respeito e segurança.
 
 

 

Correção da 4ª Ficha de Avaliação de Geografia C

    Como foi referido no post anterior, neste post seguir-se-á a correção relativa a 4ª ficha de avaliação da displina de Geografia C. 
    Diferente do que tem vindo a acontecer, as questões a saber, 2.2 e 2.2.1, não constam na correção desta ficha, uma vez que a sua resolução, neste caso da questão 2.2.1, não ter ficado devidamente elaborado e como tal, não pode ser colocada neste site. 
 
II
 
1.
1.1 - São os três grandes grupos de conflitualidades na atualidade, os conflitos pela água, os fundamentalismos e os nacionalismos. 
 
1.2 - A expressão "caldeirão" de conflitualidades presente no texto, prende-se com o elevado número de conflitos que existem atualmente (ocorrendo por diversos motivos). Estes, que podem ser regionais, chegando por vezes a abranger uma escala internacional, têm uma natureza diversificada e, por este motivo em específico, atualmente fala-se de um "caldeirão" de conflitualidades que tem em conta não só o factor quantidade (o nº de conflitos existentes), mas também a natureza (religiosa, política, económca, etc).
 
1.3 - O conflito abordado pelo grupo ao qual eu pertenci foi o conflito checheno-russo, que se insere dentro do grupo dos nacionalismos. 
    De um modo geral, este conflito ocorre entre dois países, a Chechénbia, o país que uma República Separatista da Rússia e que quer a sua independência reconhecida e, a Rússia, o país que não quer conceder a independência ao primeiro referido. 
    Neste conflito é também possível referir que, a luta realizada pela população chechena tem um sentido nacionalista, uma vez que ocorre uma defesa pelo direito territorial e cultural do país, porém é possível notar um sentimento também fundamentalista da parte dos dois países, com ataques de tipo "terrorista", realizados pela Chechénia e a Rússia também, com a especificidade de uma profunda radicalização política. 
 
III
 
1.
1.1 - O tipo de migração patenta na expressão "Fuga de cérebros" é a realização de um movimento migratório, neste caso, as migrações altamente qualificadas.
 
1.2 - A minha escolha de resposta à questão 1.1 prendeu-se com o facto deste tipo de movimento migratório ser realizado por pessoas que são muito qualificadas para países com um grande nível de desenvolvimento, logo estas (os emigrantes) descolocam-se para países com condições de receção propícias ao seu acolhimento sendo que estes normalmente partem para o início de uma vida profissional, porém estas ainda poderão eventualmente dar continuidade aos seus estudos nos mesmos países (mestrados, doutoramentos). 
    Acrescento também que, a minha escolha apoiou-se na própria expressão ("Fuga de cérebros"), dado que as pessoas que realizam este tipo de movimento migratório são consideradas os "cérebros" do país que saem, e assim causam uma grande perda neste (neste caso, perda de mão-de-obra, fortemente instruída).
 
1.3 - São três causas de maior relevo que estão na base das migrações forçadas a ocorrência de um conflito num determinado país, os desastres naturais (vulcões, etc) e a construção de infra estruturas (por exemplo, barragens. Estas têm um impacto social, uma vez que afetam as vidas das pessoas que moravam no local que se pretende construir a barragem e, também um impacto ambiental). 
 
2.
2.1 - No contexto da mais recente vaga tecnológica, pode-se afirmar que a área da nanotecnologia possui uma grande importância no mundo atual, pois esta permite a construção de materiais à uma escala muito reduzida, escala esta que pode permitir a resolução de algumas das questões mais pertinentes no mundo atual. Por exemplo, com recurso a nanotecnologia podem-se criar nanopartículas que podem ajudar no tratamento de doenças na área médica, no combate a poluição  na área ambiental, na criação de tecidos mais resistentes para uso militar e/ou policial para o combate ao crime à uma escala global entre outras possibilidades existentes.
 
3.
3.1 - 
(Paris)
 
(Londres)
 
(Tóquio)
 
(Nova Iorque)
 
(Hong Kong)
 
(Singapura)
 
(Rio de Janeiro)
 
 
 
NOTA: As quatro cidades Alfa que são referidas no texto e são precisas de serem indicadas no planisfério são Paris, Londres, Nova Iorque e Tóquio. 
 
3.2 - São quatro caraterísticas das cidades globais a presença de multinacionais, o grande desenvolvimento das redes de transporte, a presença de espaços culturais (museus, etc) e a presença de vários estilos de vida derivados da grande diversidade cultural existente (ou seja, o multiculturalismo). 
 
3.3
3.3.1 - 
 
(Califórnia, Silicon Valley - Vale do Silício)
 
3.3.2 - A designação das áreas urbanas referidas é a de tecnopólis. 
 
3.3.3 - Silicon Valley é uma área com uma forte vertente tecnológica que possui uma ligação acentuada entre as universidades, que realizam a atividade de investigação com teor científico e, as fábricas (complexos industrais) que realizam o seu trabalho com base na investigação realizada pelas universidades. Após o desenvolvimento e a conclusão do produto final, as fábricas financiam outros projetos que vão surgindo nas universidades, álias são as fábricas quem mais financia os projetos que surgem nas instituições, sendo Silicon Valley o exemplo paradigmático de uma tecnopólis muito evoluída, da qual surgem marcas de renome, tais como, a Apple, a Google, a Samsung, a Phillips, etc. 

Incoerências?!

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