Os trabalhos de pesquisa/T.P.C's/+ conhecimento...
Os trabalhos de pesquisa e os T.P.C's serão pequenos trabalhos que irão sendo propostos ao longo do ano, e que formarão uma componente essencial para este site.
Nesta página, serão colocados vários trabalhos, quando a sua colocação for devidamente justificada, para evitar repetições de matéria e a colocação de material que não se justifica totalmente, no site.
Para além disto, o "+conhecimento" será um pequeno conjunto de dados, que consoante a matéria, poderão ser aderidos ao portefólio, com vista a permitir um melhor esclarecimento de alguma matéria ou simplesmente, acrescentar algum conhecimento a "bagagem cultural", de qualquer visitante do site que queira e tenha vontade de aprender algo novo, relacionado com a disciplina de Geografia C.
A Geografia C...
Para construir um trabalho em condições, ou pelo menos tentar construí-lo, é preciso começar por construí-lo do princípio, mesmo que a regra não nos garanta o sucesso.
Neste caso, o princípio deste trabalho passa pela própria Geografia C. O que é a Geografia C?
Geografia C, é uma disciplina do 12º ano, cujas temáticas abordadas, em contexto de sala de aula, estão direcionadas para assuntos e problemas atuais. Esta disciplina pretende preparar os alunos para lidarem com situações do seu dia a dia, através da formentação de uma renovação concetual nestes, que também passa pela compreensão do quadro geográfico, político e económico mundial.
Com isto, pretende desenvolver o sentido crítico dos alunos, consolidadndo as suas opiniões, a sua capacidade de tomar decisões, proporcionando igualmente uma visão mais abrangente, de várias situações e aspetos, do mundo atual.
(Fonte: Imagens do google)
Ficha de trabalho - Avaliação diagnóstica
1 -
Guerra fria - Foi a guerra que se deu entre duas superpotências, os EUA e a URSS, que dividiram o mundo em dois grandes blocos: o bloco de leste e o bloco ocidental. Esta guerra foi meramente inteletual, pois nunca ocorreu um confronto direto entre ambos os países, com exceção de alguns confrontos noutras plataformas continentais, pautada por um conjunto específico de questões, sendo uma destas a questão do "nuclear", que contribuí para uma coexistência pacífica no mundo.
Despesa Pública - A despesa pública prende-se com o dispêndio de bens por parte dos entes públicos, com vista a criar, adquirir ou prestarem serviços susceptíveis, que permitam a satisfação das necessidades das pessoas.
Conflito israelo-árabe - Este é o conflito entre Israel e a Palestina. Este deveu-se a proclamação de Israel como estado independente, o que causou a indignição e o conflito armado, de Israel com países de origem árabe. O conflito teve o seu fim com a realização de negociações de paz, lideradas pela ONU, que terminaram com a independência oficial de Israel. Um dos símbolos do desentendimento entre os países é a divisão da cidade de Jerusalém.
Empresa multinacional - São empresas que obtêm grandes margens de lucro e que se encontram espalhadas pelo mundo inteiro.
Globalização - Esta reflete-se na diminuição das distâncias do mundo ou na transformação deste numa aldeia global, no qual este (o mundo) continua do mesmo tamanho, mas devido ao desenvolvimento dos transportes e das comunicações encontra-se mais próximo entre si.
IDH - Significa Índice de Desenvolvimento Humano, e é um indicador demográfico.
OPEP - Significa Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Fundamentalismo - É uma forma de visão associada ao extremismo ou a um sentimento fanático.
Acorde de Schengen - É o acordo que deu origem ao espaço Schengen e no qual foi permitido, aos países que assinaram o acordo, a transação de bens e a livre circulação de pessoas.
Troika - É uma orgão que pertence ao fundo monetário internacional, cuja função é ajudar os países com dificuldades económicas ou em recessão, na sua recuperação económica e financeira.
Plano Marshall - É um plano mundialmente conhecido, pelo papel que teve na recuperação de vários países europeus, após o término da 2ª Guerra Mundial.
Subnutrição - É um problema que é comum na África subsariana, e que está associado a falta de nutrientes e vitaminas.
G8 - Em inglês mais conhecido como, "The Great 8" ou "The Group of Eight", constituí o grupo dos países mais poderosos, em termos económicos, financeiros e ainda políticos. Este grupo é formado pelos seguintes países: Canadá, França, Alemanha, Itália, , Reino Unido, EUA, Japão e Rússia.
OGM - Constituem a sigla para "Organismos Geneticamente Modificados", cuja genética foi alterada, como por exemplo, as uvas sem grainha.
Muro de Berlim - Foi o muro que dividiu a Alemanha, especificamente a cidade de Berlim, em duas partes: A República Federal Alemã e a República Democrática Alemã.
Desenvolvimento sustentável - É o ato de desenvolver economicamente sem o prejudicar o meio ambiente, quer isto dizer, que precisa de existir uma cooperação entre o desenvolvimento económico e a conservação e proteção do ambiente.
Perestroika - Foi uma reestruturação política e económica, que ocorreu durante o período de 1986 e 1991, com a iniciativa de Mikhail Gorbatchev. Esta política, que acabou por ser considerada uma das principais causas da ruína da URSS, permitiu a abertura da economia russa ao mundo.
NATO - Significa em inglês Norden Atlantic Treaty Organization, e em português adquire o significado de Organização do Tratado Atlântico Norte. É uma aliança militar, criada pelo bloco ocidental, no contexto de plena Guerra fria.
ONU - É uma organização internacional, cujo nome é Organização das Nações Unidas, que tem como principal objetivo a manutenção da paz mundial.
Inflo-exclusão - Forma de exclusão em que as pessoas que possuem mais dificuldades no acesso as novas tecnologias e integração na sociedade de informação, mais notável em pessoas com necessidades especiais e pessoas na terceira idade, não conseguem integrar-se no universo das tecnologias da informação e comunicação.
2 -
Filipinas - Localiza-se na Ásia, perto do Vietname e da China.
(Fonte: Google mapas)
Síria - Localiza-se no Norte de África, perto do Iraque.
(Fonte: Google mapas)
Líbia - Localiza-se no Norte de África, perto do Egipto e da Nigéria.
(Fonte: Google mapas)
Bielorússia - Localiza-se na Europa, perto da Rússia e da Lituânia.
(Fonte: Google mapas)
Mali - Localiza-se no Norte de África, perto da Argélia e Nigéria.
(Fonte: Google mapas)
Estónia - Localiza-se no Norte da Europa, perto da Letónia e da Lituânia, formando com estes os países do Bâltico.
(Fonte: Google mapas)
Butão - Localiza-se na Ásia, perto da China e do Nepal.
(Fonte: Google mapas)
3 - Marrocos e Egipto; Indonésia e Vietname; Cuba e Venezuela; Noruega e Suécia; Moçambique e Angola.
Análise crítica do filme "Adeus, Lenine!"
O filme "Adeus, Lenine!" é uma longa-metragem, com a duração de 121 minutos, que foi produzido na Alemanha em 2003, por Wolfgang Becker.
(Fonte: DVD do filme "Adeus, Lenine!")
O filme parte de uma visão crítica as ideologias, comunista e capitalista, sendo que esta estabelce um paralelismo entre a realidade dos acontecimentos ocorridos na Alemanha outrora dividida em duas (a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã) e a ficção da vida do protagonista do filme, Alexander Kerner, vivificado pelo ator Daniel Brühl.
De uma forma sintética, a história inicia-se no ano de 1978, na RDA, porém adquire um caráter mais interessante, no contexto do filme, no ano de 1989, quando a mãe do protagonista, Christiane Kerner, uma fervorosa defensora do regime comunista vê o filho numa manifestação a favor da liberdade de imprensa na RDA, desmaia e entra em coma profundo. Enquanto se encontra em coma, que acabaria por durar oito meses, dão-se várias mudanças económicas e políticas na RDA. Erich Honecker, antigo político alemão, saí do poder, o muro de Berlim é derrubado, o que por conseguinte, traz a unificação da Alemanha numa só e o capitalismo entra em força ma economia alemã. Após o acordar de Christiane Kerner, esta se encontra muito débil e sob ameaça de uma nova paragem cardíaca, e o filho temendo o pior, remodela o antigo apartamento de forma a recriar o ambiente que se vivia durante o período comunista, na RDA. Nesta parte do filme, estabelece-se um segundo plano narrativo do protagonista, que se prende com as histórias e invenções feitas por este a mãe, de forma a conseguir a sua recuperação.
(Fonte: Imagens do filme "Adeus, Lenine!")
Analisando porém o "antes" da queda do muro de Berlim e o "depois", podemos reparar que no período anterior a queda, podemos notar as caraterísticas do período do regime comunista que é caraterizado pela falta de liberdade de expressão ilustrada no filme, através de manifestações que eram fortemente reprimidas pelas milícias comunistas, para além das fugas da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental em busca de asilo pol´ticio, exemplificado com o caso do pai de Alex, e obviamente a vigilância cerrada do partido comunista, tal como, o uso dos media como meio de manipulação a opinião pública, que é exemplificado com um toque humorístico dos filmes realizados por Alex e o seu amigo e colega de trabalho cineasta, Denis Domaschke. Por outro lado, no "depois" da queda do muro de Berlim, Wolfgang Becker, apesar de apresentar uma Alemanha mais livre, política e economicamente, mostrado com a abertura das fronteiras, o que permitiu uma livre circulação de pessoas e bens entre as "antigas Alemanhas", a liberdade de imprensa demonstrada novamente com um toque humorístico nas "visitas culturais" de Alex a RFA e o aparecimento de novos produtos e novos locais, tais como, restaurantes "fast-food" na antiga RDA comunista, sendo o exemplo principal o Burguer-King, Becker não deixa de demonstrar também os males que o capitalismo trouxe sendo este o crescimento do desemprego que não tem melhores exemplos que o encerramento da oficina onde Alexander trabalhava primeiramente e o desaparecimento de marcas, tais como, os pepinos Spreewald, as ervilhas Tempo e o café Mocca Fix Gold.
(Fonte: Imagens do Google)
Na perspetiva de Alex, a RDA que ele mostra a sua mãe é a RDA que ele queria que tivesse existido, uma RDA que se mantinha poderosa e unida até depois da queda do muro de Berlim, e neste segundo plano, criado por Alex, deixa-se uma possível mensagem discreta, que resume toda a crítica ao sistema comunista, dita pelo "chefe de Estado" Sigmund Jahn, que refere que " (...)o socialismo não é para ficar isolado (...)" e acrescentando também que "(...) não basta sonhar com uma sociedade melhor, é preciso fazê-la acontecer".
(Fonte: Imagens do filme "Adeus, Lenine!")
China - Uma breve abordagem do NPI
Recordando o tema, os NPI's são uma abreviação para a palavra Novos Países Industrializados. Os NPI's são os países que, aumentando o seu grau de industrialização, tiveram um desenvolvimento e crescimento notáveis, isto juntando as exportações realizadas pelos mesmos, conjugadas com outros fatores.
(Fonte: geografiaagvv.blogspot.pt)
Neste contexto, irei apresentar, em passagens breves, as caraterísticas gerais que esse NPI possui, tal como, a forma como se desenvolveu e o que influenciou esse desenvolvimento.
A República Popular da China,ou somente China, é um país pertencente a Ásia Oriental, cuja capital é Pequim. A China, é uma república socialista, que é governada pelo Partido Comunista da China. Este é um dos países que mais área total possui no mundo inteiro, tendo 9,6 milhões de quilómetros quadrados.
(Fonte: Google mapas)
Uma das bases do grande desenvolvimento da China, é a abertura da sua economia ao mundo, que se deu no ano de 1976, com a tomada de medidas realizadas pelo governo de Deng XiaoPing, antigamente político chinês, já falecido, cujas medidas governativas estiveram mais direcionadas para o ramo económico. Também com a industrialização do país, este conseguiu reduzir alguns dos contrastes sociais que possuía, para além do impulso económico e financeiro positivo, que o setor (industrial) forneceu.
(Fonte: Imagens do Google)
É o país com mais utilizadores de rede móvel, internet, fixa e móvel, do mundo, possuindo igualmente um desenvolvimento surpreendente na área dos transportes, que tem vindo a desenvolver-se cada vez mais, com uma extensa rede ferroviária de alta velocidade e várias autoestradas. É também, um dos países mais exportadores do mundo, possuindo igualmente um elevado número de pessoas alfabetizadas (em 2009, 93 % da população chinesa, acima dos 15 anos de idade, estava alfabetizada) e formadas, em todo o mundo.
(Fonte: Imagens do Google)
Impressionantemente desenvolvida e forte económica e financeiramente, o sucesso deste NPI deriva não só da ação que principalmente o governo de Deng XiaoPing realizou no país, mas também da sua posição geográfica. O único defeito que pode apontado, em termos gerais, ao país, é o seu elevado número de poluição, presente em várias das suas cidades, que está tentar ser combatido com a aposta do país no setor energético, nomeamente com as energias renováveis, que ainda encontra-se em pleno desenvolvimento.
As Organizações Internacionais Formais e Não Formais - UNESCO
(O seguinte trabalho que se segue, engloba-se no tema das organizações internacionais formais e não formais, que foi dito para ser realizado aos alunos de Geografia C, do estabelecimento de ensino a que eu, o construtor deste site, pertenço. Este trabalho foi um trabalho de grupo, pelo que a linguagem do trabalho encontra-se na primeira pessoa do plural, em algumas partes específicas, do trabalho realizado)
Este trabalho foi proposto pelo professor de Geografia C com o objetivo de ficarmos a conhecer um pouco mais sobre as Organizações Internacionais Formais e Informais.
A organização que o grupo escolheu foi a UNESCO, uma vez que é uma das mais importantes organizações da ONU. Neste trabalho vamos abordar os objetivos principais desta organização e depois iremos desenvolver os principais setores da mesma.
Organizações Internacionais Formais
As Organizações Internacionas Formais surgiram no cenário do pós-segunda guerra mundial, pois com o término desta adviram as preocupações humanitárias e, consequentemente, começam a surgir as organizações internacionais.
As organizações internacionais são organismos formados por um conjunto de pessoas que trabalham voluntariamente, algumas sobre questões de teor humanitário, outras sobre questões ambientais.
São normalmente criadas por estados com peso económico e financeiro, e ainda político, fortes no mundo, e trabalham entre si, visando cumprir com determinados objetivos. Estas também atuam em conjunto para o desenvolvimento de áreas, tais como, a atividade humana, a área económica, política, saúde, etc.
UNESCO
Unesco significa United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, o que em português equivale a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É uma instituição da ONU criada em 1945, que trata sobre questões específicas, sendo que neste caso estas incidem no ramo da ecucação, da ciência e da cultura. A UNESCO conta com 195 aíses e é uma das organizações mais importantes da ONU.
A UNESCO pretende:
- Mobilizar a educação as crianças de todo o mundo;
- Construir laços culturais entre as pessoas;
- A busca a cooperação no ramo científico;
- A proteção da liberdade de expressão.
Educação
A educação é um dos principais campos de atividade da UNESCO. Desde a sua criação em 1945, a organização tem trabalhado para melhorar a educação em todo o mundo, uma vez que acreditam que a mesma seja a chave para o desenvolvimento social e económico mundial.
A organização tem como objetivo ajudar a construir um mundo sustentável com sociedades justas que valorizem o conhecimento, promovam a paz, bem como, a diversidade e defendam os direitos humanos. E foi com este propósito que foi criado o programa internacional Educacão para Todos (EPT).
As suas várias relações com os ministérios da educação de mais de 190 países em todo o mundo colocam a UNESCO numa posição-chave para pressionar para a ação e para a mudança mundial.
Atualmente, o setor de educação é composto por cerca de 400 funcionários em todo o mundo. Eles estão instalados na sede da UNESCO em Paris, em escritórios de campo, institutos e centros da UNESCO especialzada em educação.
Nesta área os temas abordados pela UNESCO, são:
- Sistemas de Aprendizagem ao Longo da Vida;
- Alfabetização para Todos;
- Competências para o Trabalho e a Vida;
- Educação para os Jovens com Necessidades Especiais;
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
- Educação para a Saúde;
- Importância das TIC na Educação.
Ciências Naturais
A UNESCO é uma organização que financia os principais projetos marinhos, ecológicos e biológicos em todo o mundo. A criação de uma política científica a nível nacional e setorial, é uma parte fundamental do trabalho da UNESCO na ciência. A maior ênfase é dada aos países em desenvolvimento, em particular ao continente africano, de forma a garantir a igualdade de gênero na ciência.
Os principais temas desenvolvidos nesta área, são:
- Alterações Climáticas;
- Prevenção de Desastres e Catástrofes Naturais;
- Educação para a Ciência.
Ciências humanas e sociais
Este setor da UNESCO tem como principal objetivo promover o conhecimento, as normas e a cooperação inteletual, a fim de facilitar transformações sociais que tenham como base a justiça, a liberdade, e a dignidade humanas. O desenvolvimento de políticas nacionais e mundiais que correspondem de uma forma mais eficaz as mudanças sociais visíveis em cada país é outro dos objetivos deste setor da UNESCO.
Os principais temas desenvolvidos nesta área, são:
- Transformações Sociais;
- A Juventude e a Inclusão Social;
- Ética, Ciência e Sociedade.
Com a realização deste trabalho ficamos a conhecer mais detalhadamente uma das maiores organizações da ONU e que atua em mais de 150 países em todo o mundo, que é a UNESCO.
Este trabalho também ajudou-nos a perceber o papel que as Organizações Internacionais desempenham no mundo, visto que as mesmas tentam garantir a paz mundial, erradicar a fome, qualificar as pessoas, melhorar a qualidade ambiental, etc.
Estas organização também assumem-se cmo parte indispensável e incontornável do funcionamento do sistema mundial de relações entre estados, uma vez que promove cooperação e diálogo entre os mesmos.
Fontes utilizadas: https://en.unesco.org/
A "Emergência" de Conflitos Regionais: O Conflito Checheno-Russo

- 1859: Anexação da Anexação da Chechénia à Rússia;
- 1917: Criação dos primeiros grupos revolucionários chechenos;
- 1944: Mobilização da população chechena, por parte de Stalin (ex-presidente russo) para a Sibéria e Ásia Central, sob a acusação da mesma estar a colaborar com a Alemanha, na altura nazi;
- 1991: Queda do império soviético. Esta foi aproveitada pelos rebeldes chechenos para fortalecerem a sua capacidade militar;
- 1994: Início da 1ª Guerra da Chechénia, com a invasão de tropas russas ao território checheno;
- 1996: Realização do acordo de Khasavyurt, que marcou o fim da 1ª guerra;
- 1999: Início da 2ª Guerra da Chechénia, novamente com outra invasão de tropas russas ao terrítório checheno;
- 2002: Invasão ao teatro Drubrovka por parte de rebeldes chechenos, no qual 115 reféns morreram;
- 2003: Atentado suicida na Rússia que causou a morte de 50 pessoas;
- 2004: Massacre na escola de Beslan, na Ossétia do Norte;
- 2007: Acusação à Vladimir Puttin pela morte de separatistas chechenos até ativistas dos direitos humanos;
- 2010: Morte de 12 rebeldes chechenos na sequência do ataque a aldeia natal do presidente Khadirov. Este facto marcou uma rutura no período de relativa acalmia e paz entre a Rússia e a República da Chechénia.

As cidades globais: Análise comparativa entre Londres/Rio de Janeiro

Sobre a demografia (UE e Portugal)
Incoerências?!